Projeto Ecotia Preservar foi lançado e já conquistou vários parceiros em Cotia
Sustentabilidade na prática. Parceria entre os três setores da sociedade busca promover a preservação ambiental do município de Cotia
Villa Colméia, a casa de pães mais tradicional no bairro nobre do Morumbi. |
O projeto Ecotia Preservar, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Cotia, a organização Reviva Mata, o Complexo Villa Glória, foi lançado no último dia 17 de janeiro, no espaço do Villa Glória, no jardim da Glória, em Cotia. O coquetel foi também de inauguração da Casa de Pães Villa Colméia, uma das grandes incentivadoras do projeto.
O principal objetivo é promover ações de preservação do meio ambiente além de incentivar a população de Cotia a contribuir de forma participativa com a transformação da cidade.
O sucesso foi enorme que a iniciativa vem ganhando novos parceiros, como é o caso da Universidade Estácio Europan Faac e do Parque Cemucam, bem como outras empresas do município da região.
A primeira ação agendada é o plantio de 50.000 mudas de árvores nativas até o final deste ano.
O projeto conta com três frentes e envolve a participação dos setores da sociedade para alcançar seu objetivo inicial.
FRENTE 01 – A população da região contribuirá com uma doação simbólica de mudas jovens já adaptadas e em fase de desenvolvimento (mudas com cerca de 70 cm de altura). Por meio de ações populares, será possível garantir o apoio logístico. Para a divulgação, a Universidade Estácio Europan Faac é o nosso principal parceiro. A ideia é incentivar também os estudantes da região a colaborarem com doações e difundir o projeto para que outras escolas e condomínios da região participem.
FRENTE 02 - O comércio colabora com doações para logística de plantio e armazenamento e também para a divulgação e conscientização junto aos seus clientes.
FRENTE 03 – As indústrias colaboram com a um investimento que será destinado à demarcação e adoção de Glebas na Reserva do Morro Grande, local em que as mudas de serão plantadas.
Todo trabalho poderá ser acompanhado de perto pelo site que será especialmente criado para o projeto. A evolução das ações de plantio estarão disponíveis, bem como o orçamento do projeto. Além de usufruir das novas tecnologias oferecidas pelo Google Maps, sendo que cada gleba será demarcada via GPS e poderá ser vista por meio do Google Maps e Google Herts.
Cada gleba será sinalizada pelo satélite com os devidos créditos das empresas e entidades envolvidas que contribuíram com projeto. Serão criados vários lotes, que variam de 1.000 a 10.000 mudas, para formação de glebas.
Além disso, todas as parcerias conquistadas buscarão promover atividades permanentes na região como passeios turísticos, oficinas de educação ambiental, reciclagem de material, entre outros.
O lançamento oficial do Complexo Villa Glória, ao público, acontecerá nos dias 05 e 06 de fevereiro e tem uma novidade positiva ao meio ambiente: os novos clientes que trouxerem o convite que receberam durante a divulgação, além de contribuírem com a preservação do meio ambiente, uma vez que todo o papel será enviado à reciclagem, poderão contribuir e receberão um certificado impresso pela EPSON. Cada certificado de Cidadão Verde de Cotia garante uma muda de árvore nativa plantada na Reserva do Morro Grande, em Cotia.
A ideia foi desenvolvida pela iP8 Studio em parceria com a organização Reviva Mata e a Secretaria do Meio Ambiente. Mais de 2.000 mudas já foram doadas pelo Complexo em parceria com o Reviva Mata e serão plantadas na área de manancial da Reserva do Morro Grande/Cotia. Nosso objetivo é de alcançar 50.000 mudas em 2011. Um painel que informa a evolução do projeto e o número de mudas plantadas foi afixado na área do complexo, para que todos possam acompanhar os trabalhos do Ecotia Preservar toda semana.
O Villa Glória também contará com estação de tratamento de esgoto, economia de energia, água de reuso, reciclagem de materiais, reflorestamento, sistema de lavagem inteligente, reservatório de contenção para as bombas de combustível, entre outras novidades que podem ser conferidas ao vivo. Unindo a venda de produtos e prestação de serviços, o empreendimento traz a sustentabilidade em sua lógica de trabalho. Esta é a proposta do grupo e empresários paulista que resolveu investir na região e criar um modelo de negócio no qual todos ganham.
Já estamos separando e armazenando toda borra de café proveniente das duas unidades da Villa Colméia. Com o objetivo de doar uma tonelada, mês para que os pequenos agricultores da região possam usa-la como adubo orgânico em suas plantações. Dentro em breve uma campanha de reaproveitamento da borra de café também envolverá a participação popular com o objetivo de alcançar três toneladas mês.
Acesse os perfis nas redes sociais
Facebook: Comunidade Oficial Projeto Ecotia Preservar
Twitter: @ecotiapreservar
CONTATO IMPRENSA
Daniele Caden
E-mail: ecotiapreservar@hotmail.com ou seven.ip8@gmail.com
Projeto e design Jorge Príncipe / iP8 Studio Fotografia & Design
Nenhum comentário:
Postar um comentário